domingo, 22 de maio de 2011

Histórico da Escola Classe Córrego do Meio


                                   
                  Atualmente trabalho na Escola Classe Córrego do Meio, por isso julgo essencial repassar um pouco do contexto da mesma.
A Escola Classe Córrego do Meio localiza-se na BR 020 km – 18 Chácara “C” (acesso a Pedra Fundamental).
Foi construída em 1978, iniciou as suas atividades escolares em 16 de março de 1979, tendo como primeira responsável a professora Rosângela de Castro. Infelizmente não existem outros personagens, testemunhas vivas e presentes e registros que possam enriquecer ainda mais esse resgate histórico relacionado à história da escola durante esse período.
 Em seu espaço físico já ocorreram diversas modificações tanto nas instalações elétricas quanto hidráulicas. Atendendo bem a comunidade do Córrego do Meio de acordo com suas características de prioridades, oferece séries do ensino fundamental de 8 e 9 anos: 4º ano e 4ª série,  o 1º,  2º e 3º ano do ensino fundamental de 9 anos, também a Educação Infantil com 1º e 2º períodos com suas salas multisseriadas. Exerce sua função social de garantir a todos, condições de viver plenamente à cidadania, cumprir seus deveres proporcionando a seus alunos o sucesso escolar. Como já citado, a escola funciona em um turno ofertando modalidades de ensino da Educação Básica. O quantitativo de alunos matriculados é de aproximadamente 40 alunos frequentes.
                   A escola atualmente tem um total de 12 servidores, sendo que tr professores, um supervisor pedagógico, um chefe de secretaria, um na manutenção da limpeza e 4 vigilantes.
           Devido à localização das residências das famílias e a dificuldade de locomoção na região, os pais são solicitados a participarem das reuniões bimestrais e normalmente comparecem em pequeno número. Dificultando suas participações em outros eventos e projetos introduzidos pela escola como o Projeto de datas comemorativas( dia das mães, festas juninas, dia dos pais, etc.).
A comunidade escolar em sua maioria é formada por filhos de caseiros, trazendo de certa forma alguns problemas, como a grande rotatividade dos alunos, às vezes dificultando o clima psicológico da mesma e aos objetivos que pretende alcançar. Os alunos respeitam o corpo docente, porém, são carentes tanto emocionalmente quanto financeiramente. Percebe-se também certa imaturidade talvez por residirem em zona rural onde o lazer está restrito. A grande maioria tem acesso restrito à tecnologia.
Por se tratar de uma comunidade carente temos que somar esforços para trazer a comunidade para a escola, intenção esta nada fácil, pois, para saírem de suas chácaras onde trabalham, esbarram nos patrões que por sua vez os impedem e com isso dificultam a o acompanhamento da vida escolar dos pais. A escola promove várias atividades durante o ano, como datas comemorativas para melhor integração escola /comunidade fatos esses que com a devida apropriação podemos ressaltar que até o momento estamos obtemos experiências bem sucedidas.
Semana de Educação para a Vida
A escola procura fortalecer os vínculos Escola/comunidade, buscando parceria, ouvindo-lhe os anseios e partilhando decisões, participando em reuniões, eleição do Conselho Escolar, e da diretoria da caixa escolar e outros recursos financeiros na escola. Desenvolvemos vários projetos com a participação de toda comunidade escolar.
Projeto horta

Encontro com os pais.



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